Vigilância em Saúde faz trabalho preventivo contra Raiva Humana no interior de Afuá

A Prefeitura Municipal de Afuá, através da Secretaria Municipal de Saúde, enviou ao interior do nosso município uma equipe para fazer o levantamento, captura de morcegos e amostras para que sejam feitos estudos. Pelos preocupantes casos de raiva humana já registrados em dois municípios do Marajó, o Departamento de Vigilância em Saúde está tomando providências para que esta doença não chegue aos nossos munícipes. Vale ressaltar que no município de Afuá ainda não foi registro nenhum caso de raiva humana.

A raiva é uma zoonose (doença transmitida de animais para o homem) causada por um vírus. É uma das doenças mais graves que se tem conhecimento, com taxa de mortalidade de quase 100%. Nenhuma outra doença infecciosa tem taxa de mortalidade tão elevada. Apesar da existência da vacina e da imunoglobulina, que ajudam a prevenir a raiva humana, ainda morrem de raiva anualmente aproximadamente 70.000 pessoas em todo mundo.

Secretaria Municipal de Saúde – Departamento de Vigilância em Saúde