Realização gratuita do Exame de Fundo de Olho em Afuá

Nos dias 10 e 11 de dezembro, será realizado gratuitamente o EXAME DE FUNDO DE OLHO em Afuá. Os exames serão realizados na Unidade Básica de Saúde do bairro Capim Marinho no período da manhã (08:00 às 12:00) e da tarde (14:00 às 18:00), por duas técnicas do COSEMS-PA: Gisele Castro e Silvane Reis.

Exame de fundo de olho

Nesta ação, que é uma parceria entre Prefeitura de Afuá através da Secretaria Municipal de Saúde e COSEMS-PA, serão atendidas aproximadamente 450 pessoas. Os interessados deverão se dirigir até a UBS do Capim Marinho levando seu Cartão do SUS e Carteira de Identidade. É recomendável que o paciente esteja acompanhado durante o procedimento, pois, como sua pupila será dilatada, a visão pode ficar turva por um certo tempo. Os resultados destes exames serão entregues em até 20 dias e, de acordo com o laudo dos exames, os pacientes poderão ser encaminhados para fazer os devidos tratamentos.

Secretária de Saúde de Afuá Sr.ª Valéria Lacerda e equipe técnica na UBS do Capim Marinho

O exame de fundo de olho pode ser feito em pessoas de todas as faixas etárias, desde bebês prematuros cujas mães sofreram infecções durante a gestação, até pessoas idosas, onde o teste pode detectar o surgimento de degenerações ligadas à idade.

Olho humano durante o exame de fundo de olho

A fundoscopia ou mapeamento de retina é bastante eficaz para diagnosticar diversas doenças oculares. Conheça as principais doenças que podem ser detectadas a partir desse mapeamento:

• Doenças oculares ou sistêmicas dos recém-nascidos;
  • Glaucoma;
  • Degeneração macular relacionada ao envelhecimento;
  • Hipertensão e hemorragia intracranianas;
  • Diabetes mellitus;