Programa Quelônios da Amazônia 2019

0

Tartarugas são historicamente alvo de caçadores na região amazônica, principalmente por conta do consumo da carne e dos ovos.

A legislação ambiental brasileira protege esses animais desde 1967, mas a fiscalização governamental nunca foi eficiente. Nos anos 1970, quando esses projetos comunitários foram iniciados, as populações de tartarugas apresentavam níveis alarmantes na região.

Por isso, consciente da sua função ambiental, a prefeitura de Afuá, em parceria com o IBAMA, realizou a soltura de milhares de filhotes de tartarugas da Amazônia à natureza neste sábado (27/04), por meio do programa “Quelônios da Amazônia” na Ilha dos Camaleões. O evento é desenvolvido pelo Instituto de Meio Ambiente (Ibama) do Amapá em parceria com a Prefeitura de Afuá e Secretaria de Meio Ambiente de Afuá (SEMAMB), além do apoio de outros órgãos interessados na preservação da fauna marinha desta região. A soltura ocorreu na Ilha dos Camaleões, localizada na cidade de Afuá, no Pará. O local serve como área de reprodução da espécie que corre risco de extinção.

Sobre o projeto:

O projeto iniciou em 1985 por meio do Termo de Cooperação firmado entre o Ibama Amapá e a Prefeitura de Afuá. O objetivo é preservar as tartarugas da Amazônia, desenvolvendo atividades de conservação nos estados da região Norte.

As etapas do projeto abrangem proteção, manejo e monitoramento dos sítios de alimentação e desovas, acompanhamento do período de incubação até o nascimento dos filhotes, que posteriormente são devolvidos à natureza.

Prefeitura de Afuá – Governo para Todos!

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade