Equipes da SEMUSA realizam ações de combate ao COVID-19 na zona rural de Afuá

O combate ao COVID-19 se tornou a maior bandeira de luta na área da saúde em 2020. Estados e municípios estão engajados na missão de impedir o avanço do vírus e nas medidas preventivas para o controle desta pandemia. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde está mobilizada de forma coordenada no combate ao avanço da contaminação pelo novo coronavírus na zona rural de Afuá.

No dia 18/05, com o apoio da UBS Fluvial, duas equipes da SEMUSA composta por dois médicos, dois enfermeiros e dois técnicos de enfermagem se deslocaram até a zona rural para dar início ao trabalho de combate e prevenção  ao COVID-19.

Serão 10 dias de viagem percorrendo as comunidades da Ilha do Pará, Ilha do Meio e região do Charapucu. O objetivo é fazer o monitoramento do avanço da pandemia e identificar e tratar possíveis casos nestas comunidades. Além dos medicamentos para tratar o coronavírus, a UBS também dispõe de vacina e outras medicações.

Devido o ambiente fechado e propício à proliferação do vírus os atendimentos não estão sendo realizados dentro da UBS. As equipes estão indo de casa em casa. As visitas acontecem no sistema de “arrastão”, ou seja, duas voadeiras fazem o deslocamento até as residências para fazer o monitoramento das famílias.

Neste primeiro momento as equipes encontra-se na Ilha do Pará. Posteriormente seguirão para a Ilha do Meio e a previsão é que esta ação cubra todo o município de Afuá.

“Nossas equipes estão fazendo a sua parte, agora cabe aos afuaenses fazerem também a sua! Esse é o momento de ficar em casa e seguir as normas de higiene para evitar contaminações. Temos que lavar as mãos, não compartilhar objetos pessoais, usar álcool em gel e evitar aglomerações. Esse é o jeito mais eficaz de combater o covid-19” comentou a secretária municipal de saúde Sr.ª Valéria Lacerda.

Secretaria Municipal de Saúde de Afuá (SEMUSA)