Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2018

Com uma taxa de 91,77% da população afuaense vacinada (grupos que se enquadram dentro das exigências no Ministério da Saúde), a Campanha de vacinação contra a Influenza em Afuá pode ser considerada um verdadeiro sucesso.

Coordenada pelo enfermeiro e diretor do Departamento de imunização Sr. Jeremias Aparecido, a equipe de atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde de Afuá realizou um grande trabalho de mobilização no município. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o H1N1 e o H3N2.

Quanto à campanha, foi dividida em diferentes datas para cada subgrupo. Veja:

• Etapa 1: a partir do dia 23 de abril, para trabalhadores de saúde, pessoas com idade de 60 anos e indígenas
• Etapa 2: a partir de 2 de maio, para crianças com idade maior que 6 meses e menor que 5 anos, gestantes, puérperas com até 45 dias após o parto
• Etapa 3: a partir de 9 de maio, para pacientes diagnosticados com doenças crônicas, professores, e outros. Além disso, o 12 de maio marcou o Dia D – aí todos os grupos de risco foram incluídos.

Os grupos que tomaram a vacina foram os seguintes:

• Crianças de 6 meses a 5 anos
  • Pessoas com mais de 60 anos
  • Gestantes
  • Mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias
  • Profissionais da saúde
  • Professores da rede pública e particular
  • População indígena
  • Portadores de doenças crônicas, como diabetesasma e artrite reumatoide
  • Indivíduos imunossuprimidos, como pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia
  • Portadores de trissomias, como as síndromes de Down e de Klinefelter
  • Pessoas privadas de liberdade