Campanha Março Lilás em Afuá

0

Na última sexta-feira (08/03) a Prefeitura de Afuá, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a Campanha “Março Lilás” na Câmara de Vereadores de Afuá. A campanha visa ressaltar a importência de a mulher cuidar de si em todos os aspéctos, tanto na saúde, quanto na qualidade de vida, na qualificação profissional, e nas demais áreas.

A ação contou com a presença do presidente da Câmara vereador Sabá Santana, vereador Nilton Paes, vereadora Narrinha Salomão, diretor do dep. de epidemiologia da SEMUSA Sr. Jeremias Aparecido, enfermeira Patricia, além de Agentes comunitários de saúde (ACS) e da população, em especial mulheres afuaenses.

A iniciativa visa chamar a atenção da sociedade, sobretudo, do sexo feminino para a importância dos exames preventivos, em especial o do colo do útero, tendo em vista a grande incidência deste tipo de câncer no norte do país. No Pará, é a principal causa de óbito entre as mulheres, sua maior incidência está entre as mulheres na faixa etária de 40 a 49 anos.

Curiosidade – De acordo com a militante sufragista Sylvia Pankhurst, o uso da cor lilás  teve origem no movimento das sufragistas inglesas em 1908, que lutaram pelo direito de votar. Elas escolheram o lilás, inspiradas que era a cor da nobreza inglesa.

Na década de 70, as mulheres socialistas reafirmaram a origem socialista do 8 de março ao mesmo tempo em que várias delas assumiram a cor lilás como específica da luta feminista.

Assim, no Brasil, vários estados, há alguns anos escolheram o mês de março por ser um mês de luta dedicado às mulheres, para trabalhar ações de saúde, com ênfase no controle do câncer do colo do útero, denominando a Campanha Março Lilás.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade