Campanha “Faça Bonito” em Afuá

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Afuá (SEMAS) realizou a Campanha de Combate ao Abuso e Exploração de crianças e adolescentes em Afuá e a programação aconteceu na Quadra Poliesportiva da escola Frei Faustino Legarda no bairro Capim Marinho em Afuá. A programação contou com a presença do Secretário Municipal de Assistência Social, técnicos do CRAS e do CREAS, equipe da SEMAS, alunos das escolas municipais e a comunidade em geral. Na oportunidade houveram diversas palestras com os Psicólogos do CRAS e do CREAS de Afuá, atividades, brincadeiras e lanche.

O que é violência sexual?

É uma violação dos direitos sexuais, que se traduz pelo abuso ou exploração do corpo e da sexualidade de crianças e adolescentes, ao envolver meninas e meninos em atividades sexuais impróprias para sua idade cronológica ou a seu desenvolvimento físico, psicológico e social. O abuso e exploração sexual são as duas formas, igualmente perversas, com que a violência sexual se manifesta.

O abuso é qualquer ato de natureza ou conotação sexual em que adultos submetem menores de idade a situações de estimulação ou satisfação sexual, imposto pela força física, pela ameaça ou pela sedução. O agressor costuma ser um membro da família ou conhecido. Já a exploração pressupõe uma relação de mercantilização, onde o sexo é fruto de uma troca, seja ela financeira, de favores ou presentes. A exploração sexual pode se relacionar a redes criminosas mais complexas e podendo envolver um aliciador, que lucra intermediando a relação da criança ou do adolescente com o cliente.

DENUNCIE: DISQUE 100

ONDE DENUNCIAR:

• CONSELHO TUTELAR: Rua 10 de Novembro em frente à Delegacia de Polícia.
  • CRAS: Rua Frei Faustino Legarda no bairro Capim Marinho
  • CREAS: Rua 10 de Novembro em frente a Unidade Mista de Afuá