3º Encontro Integrado com a participação dos ACS e ACE de Afuá

A Secretaria Municipal de Saúde de Afuá (SEMUSA) realizou o 3º Encontro Integrado dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) do município de Afuá. O evento aconteceu no Centro Folclórico Lagostão no dia 03 de Janeiro (segunda-feira) e contou com a participação dos profissionais que cuidam da saúde preventiva no município.

O Agente Comunitário de Saúde realiza atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, por meio de ações educativas em saúde realizada em domicílios ou junto às coletividades, em conformidade com os princípios e diretrizes do SUS. Por sua vez, o Agente de Combate à Endemias age na vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos. Inspeção cuidadosa de caixas d’água, calhas e telhados. Aplicação de larvicidas e inseticidas.

Secretária de Saúde Valéria Lacerda, ACS Raimundo Nonato e Diretor de Combate às Endemias Jeremias Aparecido

Na oportunidade foram entregues os kits de uniformes, bolsa e materiais para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).

Esse encontro foi de extrema importância para o nosso município e um resgate aos primórdios do SUS em uma Atenção Básica voltada para a prevenção, com certeza a população será melhor assistida, tendo um olhar diferenciado do Agente em sua área de abrangência, tendo um cuidado maior com nosso principal alvo que é a saúde de cada usuário.

Estiveram presentes:

• Prefeito Mazinho Salomão