Saúde Bucal em conjunto com Programa Saúde na Escola – PSE

Saúde Bucal em conjunto com Programa Saúde na Escola – PSE

O município de Afuá-Pá foi um dos 144 municípios paraenses que receberam 500 kits de higiene bucal e um macro modelo de escovação, entregues pela secretária adjunta de Saúde Pública do Pará, Dr.ª Heloisa Guimarães da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Os kits foram entregues à Secretaria Municipal de Saúde de Afuá por intermédio da Secretária Valeria Lacerda e Prefeito Mazinho Salomão. Os Kits vão reforçar as ações da Política Nacional de Saúde Bucal e dar suporte à ampliação e qualidade do trabalho realizado pelas equipes de saúde bucal que atuam na Atenção Básica, principal acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é estimular as gestões municipais a associarem as ações de saúde bucal à rotina das escolas públicas, para que conheçam o índice de cáries e os casos que necessitam de tratamento clínico, em consultório odontológico da unidade de saúde mais próxima.

Prioridades – “Essa estratégia é necessária para que as equipes possam identificar, a partir dos dados coletados, as prioridades, e assim melhorar os indicadores mediante a inserção desses números nos sistemas de informação, a fim de que a Sespa prossiga também na entrega de insumos”. Na entrega dos kits, cada gestor municipal recebeu um termo de doação, no qual a Sespa informa que a cada três meses vai monitorar o Sistema de Informação, já que o Município tem, como meta mínima, realizar 500 escovações dentais supervisionadas, para que possa ser beneficiado com a entrega de mais kits.

No município de Afuá os Kits de Higiene Bucal serão distribuindos nas ações do Programa Saúde na Escola em parceria com Secretaria de Educação através — PSE, a cada três meses, sendo que o primeiro contemplado foi o Centro de Educação Infantil – CEI com 486 kits de Higiene Bucal.

Secretaria Municipal de Saúde – SEMUSA