Relatório da Ação de Prevenção Contra a Malária

0

Relatório da Ação de Prevenção Contra a Malária realizada na regional do Araramã e em alguns rios dos municípios de Anajás e Chaves-PA, dos quais as comunidades são atendidas no município de Afuá, de 06 à 14/06/2017.

                 A regional do Araramã tem alta incidência de anofelinos (que envolve ou afeta mosquitos do gênero Anófele ou outro estreitamente relacionado), constitui-se região de fronteira com os municípios endêmicos, Chaves e Anajás-PA, sendo esse último responsável por cerca de 40% dos casos de infecção de Malária, detectados na Unidade de Diagnóstico e Tratamento da Vila do Araramã.

                 O Trabalho de Prevenção Contra Malária fora realizado no município de Afuá e nos de fronteira, com instalação de mosquiteiro impregnado, busca ativa de sintomáticos e assintomáticos, educação em saúde intradomiciliar com distribuição de material lúdico educativo, identificando as residências com adesivo da Rede do Bem e fortalecendo a importância da saúde coletiva no combate a esse importante agravo de saúde pública.

Equipe Multiprofissional de Saúde

Supervisor de Endemias:

  • Ely Carlos de Miranda Lopes.

Microscopista Revisor:

  • Elizeu Brasil de Souza.

Serviços Gerais:

  • Marinaldo Rodrigues.

Agentes de Combate as Endemias:

  • Edinelson Oliveira Vaz;
  • Newton Ferreira Dantas;
  • José Nicolau Leite Neto;
  • Elson Brasil dos Santos.

Instalação de Mosquiteiro Impregnado:

Município Número de habitantes Mosquiteiros instalados
Afuá 530 habitantes 508 Mosquiteiros
Chaves 177 habitantes 171 Mosquiteiros
Anajás 414 habitantes 386 Mosquiteiros
Total 1.121 1.065 Mosquiteiros

 

Comunidades trabalhadas:

Município Comunidades
Afuá São José do Charapucu, Alto Charapucu, São Francisco 2º, Araramã, Alto Araramã e São João do Fugido.
Chaves Meratuba e Camaianin.
Anajás São Jorge do Anajás, Vitória do Anajás, São Cosme do Anajás, Botelho, Igarapé Taxi e Rio Cajunal.

 

Busca ativa: Realizado 44 coletas de sangue em lâminas para exames de Parasitológico Direto, sendo detectado 2 casos de Plasmodium Vivax.

Observação: Os 1200 mosquiteiros impregnados liberados para o município, pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Estado do Pará são de cama, sendo que na solicitação, e nota de fornecimento estava descrito 1000 de rede e 200 de cama.

Conclusão e considerações:

                 Cobertura de 96% das comunidades residentes na regional do Araramã, porém e necessário na próxima liberação de mosquiteiro impregnado que o município seja contemplado com os de rede, sendo a SESPA e CRS, sabedores que os nossos munícipes residentes nas áreas endêmicas dormem em sua maioria em rede, considerando que estamos com pré-projeto para realizarmos ações no Rio Preto, Santa Maria, Progresso e Busca Ativa novamente na Regional do Araramã.

1

Equipe a caminho das comunidades para Instalação de Mosquiteiro Impregnado, realização de BA e educação em Saúde Intradomiciliar. 

 

2

Busca Ativa de Sintomatico e Assintomáticos de Malária

3

Avaliação de Lâminas da Busca Ativa de Sintomáticos e Assintomáticos de Malária.

 

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade