Programa Quelônios da Amazônia 2018 em Afuá

0

Milhares de filhotes de tartaruga da Amazônia foram devolvidos à natureza neste sábado (24/03), por meio do Programa “Quelônios da Amazônia”. O evento é desenvolvido pelo Instituto de Meio Ambiente (IBAMA) em parceria com a Prefeitura de Afuá e secretarias municipais, em especial, a Secretaria de Meio Ambiente de Afuá (SEMAMB), além do apoio de outros órgãos interessados na preservação da fauna marinha desta região. A cerimônia de soltura dos filhotes ocorreu na Ilha dos Camaleões, localizada na cidade de Afuá, no Pará. O local serve como área de reprodução da espécie que corre risco de extinção.

O Programa Quelônios (que antes era projeto) iniciou em 1985 por meio do Termo de Cooperação firmado entre o IBAMA Amapá e a Prefeitura de Afuá. O objetivo sempre foi preservar as tartarugas da Amazônia, desenvolvendo atividades de conservação nos estados da região Norte.

As etapas do Programa abrangem proteção, manejo e monitoramento dos sítios de alimentação e desova e acompanhamento do período de incubação até o nascimento dos filhotes, que posteriormente são devolvidos à natureza.

O deslocamento dos participantes até a Ilha dos Camaleões foi realizado no Navio Motor Karolina do Norte e pelo Ferry Boat Berlinda de Maria. A cerimônia contou com a presença do prefeito de Afuá Mazinho Salomão, vice-prefeito Luiz Cauauá, presidente da câmara de vereadores Nilton Paes, vereador Altemis Monteiro, vereador Manoel Jardim, senhor Jaci Soares representando a empresa EMAPA, Stª Mirela representando o IBAMA, secretários municipais, diretores escolares, alunos de escolas e da comunidade em geral.

Realização:

  • Prefeitura de Afuá
  • Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMAMB – “Preservar a Natureza é preservar a vida”!

Prefeitura de Afuá – Governo para Todos!
Programa Quelônios da Amazônia 2018 – Devolvendo vidas, semeando a esperança!

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade