Primeiro Fórum Comunitário do Selo UNICEF – AFUÁ

Aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 26 de junho, às 09:00 da manhã o 1º fórum comunitário do selo Unicef – município de Afuá.

O fórum comunitário do selo Unicef tem por objetivo produzir uma análise da situação das crianças e adolescentes de Afuá e um plano de ação para conquistar o selo Unicef município aprovado. Além disso, o encontro busca promover o fortalecimento da participação da comunidade nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação das políticas públicas voltadas para a criança e ao adolescente.

A programação iniciou com pronunciamento das autoridades e apresentação cultural as 9:30h. Em seguida, apresentação da metodologia, os objetivos e a importância do 1° Fórum Comunitário com a secretária de saúde de Afuá Sr.ª Valéria Lacerda.

• 10:00h – Apresentação do diagnóstico elaborado a partir da linha de base do selo Unicef • saúde • educação • assistência social
  • 0h30 lanche
  • 10:45h – Organização dos grupos de trabalho:

Grupo 1: Direito ao registro civil – Porcentagem de crianças de até 1 ano de idade com registro civil, do total de nascidos vivos – Bené machado (UBS do Capim – Marinho)

Grupo 2: Evasão escolar – Taxa de abandono no ensino fundamental – Janaína moura (Dept.° de Ensino / SEMED)

Grupo 3: Programas, serviços e benefícios sociais para famílias vulneráveis – Porcentagem de crianças beneficiadas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) que estão na escola – Núbia Lacerda (Coordenadora do CRAS-Afuá)

Grupo 4: Alimentação infantil – Porcentagem de crianças menores de 5 anos com peso alto para a idade – Joyce kelly (Nutricionista / SEMUSA)

Grupo 5: Gravidez na adolescência – Porcentagem de nascidos vivos de mulheres com idade entre 10 a 14 anos – Enfermeira Patrícia Quaresma (Atenção Básica / SEMUSA)

Grupo 6: Pré-natal – Porcentagem de gestantes com sífilis realizando tratamento adequado – Enfermeiro Jeremias Aparecido (Vigilância em Saúde / SEMUSA).

Grupo 7: Óbito materno – Porcentagem de óbitos de mulheres em idade fértil investigados – Enfermeiro Josivam Almeida (coordenador de enfermagem da Unidade Mista de Afuá).

Grupo 8: Qualidade da educação – distorção idade-série nos anos finais (5º ao 9° ano) do ensino fundamental da rede municipal. Valdinéia Souza (Dept.° de Ensino / SEMED)

Grupo 9: Direito à vida – Porcentagem de óbitos infantis investigados – Anne Caroline (coordenadora de controle e avaliação / SEMUSA)

Grupo 10: Violência contra a criança e adolescente – taxa de mortalidade entre crianças e adolescentes de 10 a 19 anos por causas externas – Joésio Rodrigues (Dept. de Vigilância Sanitária / SEMUSA))

Grupo 11: Protagonismo juvenil – Porcentagem de adolescentes de 16 e 17 anos cadastrados no tribunal regional eleitoral – Andra Ataíde e Klaudson Silva. CMDCA/Afuá.

• 11:30h – Apresentação dos principais pontos discutidos em cada grupo pelo facilitador (a) ou relator (a)
  • 12:30h – Encerramento

Mesa das autoridades: Prefeito municipal em exercício – Luiz cauauá, secretaria de educação e articuladora do selo Unicef no município – Sr.ª kelly Cristina Salomão. Secretário de assistência social / presidente do conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente de Afuá – Srº Ronald nobre, secretária de saúde e facilitadora do 19º fórum comunitário do selo Unicef – Valéria Lacerda (que participou do 12º ciclo de capacitação em Belém para conhecer melhor a metodologia a ser desenvolvida nos próximos anos) e Ramon Luiz Freitas mobilizador de adolescentes.

Presenças:

• Secretários Municipais de Afuá: Paulo Malaquias, Neris Almeida, Francisco Gomes, Adeilson Nunes, Sandro Cunha.
  • Diretores escolares, Professores, técnicos da Assistência Social, Saúde, Educação, Jovens e Público em geral
  • Apresentação musical e Dança: Companhia Franklin Ferreira e André Fernandes – Voz e Violão.