Prefeito Mazinho Salomão e secretária de Saúde Valéria Lacerda participam do Fórum Permanente de Prefeitos dos Municípios Sustentáveis

O prefeito de Afuá Mazinho Salomão e a secretária de saúde Valéria Lacerda participaram do Fórum Permanente de Prefeitos dos Municípios Sustentáveis, realizado em Belém, simbolizando a união de agentes públicos que colocaram os interesses coletivos acima dos interesses individuais para construir um estado melhor para todos. A avaliação é do governador Simão Jatene, feita na quarta-feira (07/02), primeiro dia do evento, que contou com a participação de 85 prefeitos, 17 vice-prefeitos e 21 secretários municipais dos 141 municípios paraenses que manifestaram interesse em adotar as diretrizes do programa.

27540909_1504397816275407_7155951890426479211_n

O Fórum Permanente de Prefeitas e Prefeitos dos Municípios Sustentáveis é uma estratégia que consolida a governança compartilhada e a gestão responsável como valores essenciais para a administração pública.

Pela manhã, os participantes acompanharam painéis sobre Governança Compartilhada e compartilharam experiências sobre gestão fiscal nos municípios. “Esse fortalecimento da rede vem nos trazer uma excelente oportunidade de compartilhamento de ideias, de discussões sobre temas críticos, de inovação com  a atitude do outro”, afirmou a secretária Izabela Jatene.

Balanço – Com o tema “Gestão Compartilhada”, o Fórum aborda experiências e desdobramentos das agendas governamentais planejadas em parceria com as gestões municipais. Durante o encontro também está sendo apresentado o balanço das ações e os resultados do Programa Municípios Sustentáveis (PMS), da Semsu, que propõe a sustentabilidade dos municípios em âmbito global, a gestão e o ajuste fiscal, até nas grandes obras de infraestrutura. Os projetos respeitam a realidade e as peculiaridades de cada território, com ações ancoradas nos planos governamentais Pará 2030, Pará Ambiental e Pará Social.

Ponto de união – A terceira reunião do Fórum Permanente de Prefeitas e Prefeitos confirmou o Programa Municípios Sustentáveis como o grande ponto de união entre o Estado e municípios. Consolidar de forma unida um modelo de governança regional; implementar a lei que institui a Política Estadual de Socioeconomia do Estado do Pará e buscar a assinatura de contratos com agentes financeiros, como o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o New Development Bank (NDB), foram temas apresentados durante a manhã pela secretária Izabela Jatene, como pontos principais do encontro.

O governador Simão Jatene encerrou a primeira parte da programação falando sobre as parcerias possíveis. “A questão fiscal é um valor de gestão fundamental na administração pública. Cometemos o erro de imaginar sempre uma hierarquização, como se estivéssemos em patamares diferentes. Isso é um erro grave. Somos parceiros, unidos em busca de algo maior, que é servir ao público sem se servir dele, buscando o fim das desigualdades e o bem-estar de todos”, enfatizou Simão Jatene.

27655034_1504397762942079_5489425293495410245_n