Nota de Esclarecimento – SEMUSA

0

Considerando as dúvidas da população relacionadas à dengue, sarampo e rubéola informamos que:

1 – Não há ocorrências do mosquito da dengue (Aedes Aegypti) no município de Afuá, justificamos que a fêmea do mosquito voa até 50 centímetros vindo a alcançar maior altitude em escala, vive cerca de 45 dias, faz a postura de até 1500 ovos, chegando a infectar 300 pessoas no seu período de vida. Nosso município é alagado, a água sobe e desce, sendo os seus ovos muito sensíveis a impactos. O laboratório central do estado do Pará (LACEN) encaminhou um técnico, o qual instalou 50 armadilhas constatando que o município não apresenta o mosquito da dengue.

2 – O sarampo é uma doença prevalente somente nos estados do Ceará e Pernambuco.

3 – Não há casos de rubéola no Brasil, o País recebeu o certificado de eliminação da doença no dia 02/12/2015 pela Organização Pan-Americana de Saúde em Brasília – DF.

4 – A alergia que atinge uma porcentagem diminuta da população da zona urbana está relacionada ao Ácaro, apontado nos primeiros estudos epidemiológicos realizados. Esse animal pode chegar a 0,75 mm de comprimento e é muito pequeno, invisível a olho nu, mas está presente em todas as partes da casa. Por isso é necessários, antes de deitar, balançar os lençóis e a rede, colocar o colchão da cama no sol de vez em quando e manter a casa sempre limpa e ventilada.

Observação: Todas as amostras sorológicas para Dengue, Sarampo e Rubéola encaminhadas para o LACEN deram negativas. Os pacientes com alergia devem procurar a Unidade de Saúde para iniciar o tratamento correto, evitando tomar medicamentos por conta própria e sem necessidade.

Atenciosamente:

Jeremias Aparecido Resende de Souza (Coord. de Epidemiologia de Afuá)

Valéria Maria Dias Lacerda de Araújo (Secretária Mun. de Saúde de Afuá)

Assessoria de Comunicação

Compartilhar:

Deixe seu comentário

Acessibilidade