Inauguração do novo Fórum e Agência dos Correios em Afuá

Dia 17 de Janeiro (quarta-feira) foi realizada a Inauguração da nova Agência dos Correios em Afuá que fica localizada na Rua Barão do Rio Branco. A inauguração contou com a presença do prefeito de Afuá Mazinho Salomão, vice-prefeito Luiz da Conceição (Luiz Cauauá), do diretor regional dos correios Marcelo Mena além do deputado Federal Joaquim Passarinho e vereadores de Afuá. O evento teve início às 09:00 da manhã e também contou com a participação de populares.

“Era muito difícil no prédio antigo, tinha goteira e molhava tudo quando chovia. Agora vamos ter mais conforto no atendimento principalmente dos idosos” comentou um morador da zona rural.

O prédio foi construído especialmente para atender as necessidades da população e a crescente demanda pelos serviços de bancos postais que os correios oferecem com novas e amplas dependências, equipadas e climatizadas. Ao contrário do que muitos pensam, a atuação dos correios é fundamental e continua em alta. O transporte de encomendas é cada vez mais forte, principalmente com o funcionamento do e-commerce.

E no dia 18 (quinta-feira), às 11:00 da manhã aconteceu a inauguração do novo prédio onde funcionará o Fórum Eleitoral Desembargador Romão Amoedo Neto que fica na esquina das ruas 27 de Dezembro e Praça Albertino Baraúna, bem em frente a Quadra de Esportes Dr. Nelson Salomão.

Com 225 m², a nova Unidade da Justiça Eleitoral contém espaços climatizados para atendimento dos eleitores, gabinete do magistrado, salas administrativas, de audiência e banheiros. A 16ª ZE tem 37 locais de votação e 90 Seções Eleitorais.

Além da Vice Presidente, a cerimônia teve a presença de autoridades do poder municipal, da Defensoria Pública, Polícia Civil do Estado do Pará e do Promotor Eleitoral, Francisco Semeão de Almeida Junior.

Desembargador homenageado

O Desembargador Romão Amoedo Neto iniciou a carreira na magistratura, em 1962, quando assumiu a Comarca de Capitão Poço. Em novembro do mesmo ano, foi nomeado Pretor de São Domingos do Capim, cargo que lhe deu várias atribuições dentro do Poder Judiciário no município.

Ainda pelo interior do estado, assumiu as Comarcas de São Miguel do Guamá e Cachoeira do Arari. Em 1968, foi promovido por merecimento para o exercício na 1ª Vara Cívil, em Belém. Em 1982, foi nomeado Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJ-PA) e assumiu as funções de Vice Presidente, de 1995 a 1996, e de Presidente, de 1997 a 1998.

Pela Justiça Eleitoral, Amoedo Neto foi Juiz da 29ª Zona Eleitoral, Juiz Substituto do Pleno do TRE-PA e Corregedor Regional Eleitoral do Pará. O Magistrado faleceu em 1999, aos 66 anos.*

*https://www.afua.pa.gov.br/