II Encontro de Merendeiras em Afuá

Aconteceu na manhã desde sábado (13/04), no auditório do Centro de Educação Infantil – CEI, o II Encontro de Merendeira de Afuá.

APRESENTAÇÃO:

O Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, tem como objetivo contribuir para o crescimento, desenvolvimento biopsicossocial, aprendizagem, rendimento escolar e formação de práticas alimentares saudáveis dos alunos. (BRASIL. Lei nº 11947, de 16 de junho de 2009.

Para efetividade e eficácia do programa Nacional de alimentação escolar é importante que todos os envolvidos (Entidade executora, nutricionista e merendeira escolar) estejam integrados e ativos como responsáveis em promover a alimentação escolar saudável e adequada, garantindo assim o controle social, a segurança alimentar e nutricional e o tratamento igualitário aos escolares.

II Encontro de Merendeiras

O controle de qualidade da alimentação escolar é fundamental para garantir a oferta de alimentos saudáveis e seguros, pois os alimentos também podem contribuir para propagar doenças quando não são devidamente manipulados.

Diante do exposto e com intuito de oferecer uma alimentação adequada aos alunos das escolas Públicas do Munícipio de Afuá, reconhecemos a importância de qualificar o profissional, como uma proposta de minimizar a insegurança alimentar, através da incorporação de práticas diárias de um conjunto de ações voltadas para o controle de qualidade da alimentação escolar.

Apresentação do novo uniforme

Dessa forma, o II ENCONTRO DE MERENDEIRAS DE AFUÁ, traz como proposta, fortalecer a atuação destes profissionais na perspectiva de desenvolver práticas saudáveis de vida e segurança alimentar e nutricional para os escolares do Município.

A PROGRAMAÇÃO FOI A SEGUINTE:

• 08:00h às 09:00h: Credenciamento;
  • 09:00h às 10:00h: Abertura e pronunciamentos;
  • 10:00h às 10:15h: Acolhimento;
  • 10:15 ás 10:30h: Intervalo
  • 10:30h às 11:30h: TEMA 1 – Relações interpessoais e motivação – Prof.ª Luiza da Conceição de Souza Nobre;
  • 11:30h às 12:00h: TEMA 2 – Primeiros socorros no ambiente escolar- Coordenador da Brigada de incêndio de Afuá- Max Serrão.
  • 12:00h às 14:00h: Almoço;
  • 14:00h às 14:15h: Dinâmicas – Nutricionista – Neila Guedes Neves;
  • 14:15h às 15:15h: Tema 3: Projeto aplicativo: Estratégias para Fortalecimento da
    Gestão ambiental e sanitária no Município de Afuá –Joésio Rodrigues da Silva.
  • 15:15h às 16:00h: Tema 4: Segurança do trabalho- Eng. de Segurança do Trabalho Humberto Quintas.
  • 16:00h às 16:15h: Intervalo
  • 16:15 às 17:30h: Tema 5 : Implantação do manual de boas práticas de fabricação de alimentos – MBPF, procedimentos operacionais padronizados – POP’s e ficha técnica de preparo – FIP. Nutricionista Neila Guedes
  • 17:30h às 18:00h: Encerramento com divulgação da “Merendeira Ouro 2018” e sorteio de brindes.

Organização:

• SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO