Afuá recebe lancha para levar serviços de assistência social à população

0

Acaba de chegar ao nosso município a Lancha Social que vai levar atendimento às famílias de comunidades carentes que vivem em áreas ribeirinhas, em apoio aos programas e ações do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) contemplados pelo Plano BRASIL SEM MISÉRIA do MDS.

A Lancha da Assistência Social será usada no transporte das equipes volantes e dos materiais necessários para oferta dos serviços e ações de proteção social básica em locais isolados ou de difícil acesso.

Essas equipes farão o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, especialmente aquelas em situação de extrema pobreza, cujo acesso se dá exclusivamente por meio de embarcações.

25152175_1579095222169494_4060708592684550918_n

Uma das ações das equipes volantes de assistência social será a identificação e atendimento das vítimas de escalpelamento (perda total ou parcial do couro cabeludo). Esse tipo de acidente acontece devido a falta da tampa no motor, no eixo e na hélice dos barcos que transportam os ribeirinhos, que ao se aproximarem do motor, seus cabelos se enroscam, e assim, provoca o escalpelamento, deixando sequelas físicas e emocionais.

Além dos atendimentos, a lancha contribui para a realização da estratégia de busca ativa para localizar pessoas extremamente pobres ainda não inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Essa ação está no âmbito do Programa Brasil Sem Miséria e é uma parceria entre Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e a Marinha do Brasil. O MDS é responsável pela doação das embarcações aos municípios. A construção e transporte das lanchas, além do treinamento dos pilotos, é feita pela Marinha.

Com a lancha, será feito um acompanhamento mais sistematizado dos usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), levando todos os serviços da rede e garantindo continuidade no acompanhamento das famílias. As equipes volantes usarão os equipamentos para chegar aos locais mais remotos, onde vive a chamada população invisível, ainda não inclusas nas políticas públicas.

Prefeitura de Afuá – Governo para Todos!

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.


Acessibilidade
Acessibilidade