2º Simpósio Educacional – Didática: A interface entre a Teoria e a Prática Docente

APRESENTAÇÃO

Para que o processo educativo se efetive com eficácia, muitos são os elementos que precisam ser observados e trabalhados. Nesse sentido, a formação docente continuada caracteriza-se como um elemento primordial nesse processo, necessitando ser posto como prioridade pelas entidades educacionais.

Partindo dessa premissa, a Secretaria Municipal de Educação do município de Afuá (SEMED) realiza o 2º Simpósio Educacional, que neste ano de 2018 traz o tema: Didática: a interface entre a teoria e a prática docente.

logo simposio

O evento está voltado para toda categoria docente do município de Afuá e dar-se-á no período de 05 a 08 de fevereiro, com abertura no Ginásio Poliesportivo Dimar Dias Salomão.

JUSTIFICATIVA

O aprimoramento profissional é fundamental para que qualquer profissão possa se dar com eficiência. Ao se inferir sobre a profissão docente, ratifica-se que tal aprimoramento é indissociável da prática eficaz.

Nesse ínterim, o 2º Simpósio Educacional para os professores da rede pública do município de Afuá, tem como objetivo proporcionar aos referidos docentes, momentos de reflexão sobre a prática, para que possam ressignificar a ação de educar, baseados em pressupostos teórico-práticos que servem como princípios norteadores para a eficiência na prática profissional.
Portanto, trazer a didática como ponto de partida para esse aprimoramento profissional docente, é buscar, num movimento de ação – reflexão – ação, os alicerces teórico – práticos – metodológicos para o desenvolvimento da prática docente eficiente, pois dela decorre a formação dos seres humanos e, indubitavelmente, não há nada mais valioso que participar da formação do ser humano.

OBJETIVO GERAL

Proporcionar momentos de reflexão sobre a prática docente, com o intuito de ressignificar a ação de educar no município.

05/02/2018 (Manhã)

• 08:00h às 09:00h – Credenciamento
  • 09:00h – Abertura com pronunciamentos
  • 09:30h – Apresentação Cultural
  • 10:00h – Coffee Break
  • 11:00h – Informativos e encerramento

05/02/2018 (Tarde)
Local: Ginásio Poliesportivo Dimar Dias Salomão

• 15:00h – Palestra “Educação Transformadora na formação de professor: Um desafio didático na Amazônia educativa”.
    Palestrante: Prof. Dr. José Camilo Ramos de Souza e Prof. Ms. Virgílio Bandeira do Nascimento Filho

06/02/2018
Das 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h

• Grupo 1 – Educação Infantil ao quinto ano – Prof. Camilo Ramos e Prof. Virgílio Nascimento – OFICINAS: RECURSOS E ALTERNATIVAS DIDÁTICAS PARA ENSINAR (Local: Centro Folclórico Lagostão)
  • Grupo 2 – Sexto ao nono ano – SEMED – Planejamento educacional e lançamento do concurso “Professor destaque do ano” (Local: Centro Folclórico Lagostão)

07/02/2018
Das 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h

• Grupo 1 – Educação Infantil ao quinto ano – SEMED – Planejamento educacional e lançamento do concurso “Professor destaque do ano” (Local: Ginásio Dimar Dias Salomão)
  • Grupo 2 – Sexto ao nono ano – Prof. Camilo Ramos e Prof. Virgílio Nascimento – OFICINAS: RECURSOS E ALTERNATIVAS DIDÁTICAS PARA ENSINAR (Local: Centro Folclórico Lagostão).

08/02/2018
Das 07:30h às 11:00h
Local: Ginásio Poliesportivo Dimar Dias Salomão

• OFICINAS: RECURSOS E ALTERNATIVAS DIDÁTICAS PARA ENSINAR – Prof. Dr. José Camilo Ramos de Souza e Prof. Ms. Virgílio Bandeira do Nascimento Filho

08/02/2018
11:00h – (Local: Ginásio Poliesportivo Dimar Dias Salomão) – Encerramento com sorteio de brindes.

COMISSÃO ORGANIZADORA

• Ana Kelly Almeida Costa
  • Janaina Omara Silva de Moura
  • Kelly Cristina dos Santos Salomão
  • Valdineia Silva de Souza

Realização: Prefeitura de Afuá – Governo para Todos!
Administração: Prefeito Mazinho Salomão e Vice Luiz Cauauá
Secretaria Municipal de Educação – SEMED
Apoio: SEMINF, SEMTELC e Escolas Municipais.

Assessoria de Comunicação por: Patrick Chagas