1º Encontro de Merendeiras em Afuá

A Prefeitura de Afuá, através da Secretaria Municipal de Educação e do Departamento de Alimentação e Nutrição Escolar, promoveu o I Encontro de Merendeiras do município. A ação ocorrida no dia 05 de Maio no CEI (Centro de Eucação Infantil) contou com a presença do prefeito Mazinho Salomão e teve por objetivo capacitar essas profissionais na área de Manipulação de Alimentos.

Na oportunidade as merendeiras participaram de palestras sobre primeiros socorros na atividade escolar, segurança no trabalho e tratamento da água. Também houve sorteio de prêmios e distribuição de kits de avental e touca.

Para a responsável técnica pela Alimentação Escolar, a nutricionista Neila Guedes Neves, a merenda escolar é muito eficaz também em manter o aluno frequentando a escola. Para ela, essas profissionais são heroínas da merenda escolar, pois ajudam a combater a desnutrição e a deficiência de ferro e vitaminas, além de manter o aluno frequentando a escola. A programação do curso incluiu: Normas, Técnicas e Condutas no Serviço de Alimentação Escolar; Destino do Lixo, Manipulação, Higiene e Cuidados com os Alimentos, entre as temáticas que foram debatidas.

A Programação foi a seguinte:

• 08:00h – Credenciamento e abertura
  • 09:00h – Palestra “Primeiros socorros na atividade escolar” / Palestrante: Enfermeiro Elder Oliveira da Silva
  • 09:40h – Palestra sobre segurança no trabalho / Palestrante: Engº. de segurança do trabalho Humberto Quintas
  • 10:10h – coffee break
  • 10:30h – Palestra “Tratamento da água” / Palestrante: Joésio Rodrigues
  • 11:10h – Palestra “Compostagem” / Palestrante: Engº. Agrônomo Alfredo Rosas Netto
  • 14:00h – Histórico do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE
  • 14:50h – Cardápio e Percapta
  • 15:30h – coffee break
  • 15:50h – Boas práticas de manipulação de alimentos
  • 16:30h – Controle e organização de estoque
  • 17:10h – Encerramento

A secretária de Educação, Kelly Cristina dos Santos Salomão, também saudou as participantes do curso e falou da importância dos momentos de encontro. Falou ainda de questões como desperdício de alimentos, fiscalização da merenda e ouviu as queixas e demandas das profissionais das escolas da rede municipal de ensino.

Secretaria Municipal de Educação – SEMED

Parabéns a todas as merendeiras da zona rural e urbana de Afuá.